Logo da Crediativos no cabeçalho

Blog

Tá difícil parar de brigar com a matemática pra conseguir fechar as contas no fim do mês?

Você já cortou gastos de todos os lados, mas ainda não conseguiu o efeito esperado para encerrar o mês no azul? 

Se a sua renda atual não está dando conta de cobrir todas as suas despesas e você tem patinado para garantir uma entrada compatível com suas necessidades, talvez seja a hora de pensar em novas formas de fazer dinheiro.

Acompanhe este post até o final e confira nossas dicas para fazer entrar aquele dinheirinho extra que pode fazer toda a diferença na missão de reequilibrar as finanças e pôr o seu orçamento pessoal em dia.

Ideias para aumentar a renda e recuperar a saúde financeira em 2023

A inadimplência e o endividamento tornaram-se sintomas crônicos da sociedade brasileira nos últimos anos. Em meio à expansão do acesso ao sistema financeiro proporcionada pela proliferação de fintechs e pelos pagamentos digitais de auxílio durante a pandemia, o número de consumidores que enfrentam dificuldade para quitar suas dívidas não para de crescer.

No final de 2022, o percentual de famílias brasileiras com contas em atraso (ou seja, inadimplentes) atingiu 30%, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em dezembro passado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A pesquisa apontou ainda um total de brasileiros com dívidas (atrasadas ou não) na casa dos 78,9%. Entre os endividados, 17,5% relatam estar “muito endividados” e outros 10,9% declaram-se sem condições de pagar a dívida.

Os números ainda refletem a crise econômica desencadeada pela pandemia, que fragilizou o mercado de trabalho e impactou o bolso de muita gente. Mas o que fazer quando, mesmo apertando de todos os lados, as contas simplesmente não fecham e as dívidas não param de crescer?

Quando economizar já não surte efeito, o jeito é recorrer à salvadora renda extra. Talentos, habilidades, hobbies, vale tudo que possa trazer um dinheirinho a mais para tirar o orçamento do sufoco.

Isso inclui cozinhar, costurar, fazer algum tipo de serviço, revender produtos ou dar aulas particulares.

renda extra

Por onde começar a renda extra?

Para muitas pessoas, a ideia de fazer uma renda extra pode soar um tanto difícil de ser executada, já que quase sempre nos exige “sair da caixinha” e da zona de conforto para pôr em prática novos projetos e habilidades.

 A primeira dúvida que costuma surgir é: será que dá pra começar sem qualquer gasto inicial? Também é comum bater aquela insegurança na hora de exercer profissionalmente uma nova atividade, ir atrás dos primeiros clientes ou de precificar produtos e serviços a serem oferecidos.

O fato é que, se você não der o primeiro passo, nunca saberá o que pode ou não funcionar. Procure pensar em alguma habilidade especial que você tem, ou algum hobby que você cultiva há algum tempo e que de repente pode se tornar algo mais.

Pensou? Então é hora de buscar formas de ganhar dinheiro com isso: se você tiver uma afeição especial por pets, por exemplo, oferecer serviços de pet sitting ou dog walking pode ser um caminho! Toca algum instrumento ou domina muito bem algum outra técnica ou habilidade (andar de skate, falar outra língua etc.)? Que tal oferecer aulas? É fã de culinária? Bora começar a fazer comida pra fora?

As possibilidades são inúmeras! O mais importante é reconhecer seus próprios talentos, habilidades e interesses, para então tentar fazer deles uma nova forma de renda.

Veja aqui algumas sugestões para começar a traçar um plano para incrementar suas entradas e retomar o controle das suas finanças em 2023.

Venda pela internet

Essa é a hora de fazer uma revisão geral nos objetos que você acumulou ao longo dos anos. Provavelmente vai identificar muitos que estão apenas ocupando espaço, mas que ainda podem ser úteis a outras pessoas. Olx, Enjoei e Estante Virtual são algumas plataformas online para anunciar produtos usados, como roupas, móveis e livros.

Dog walking

Você é do tipo cachorreiro? Com certeza no bairro em que você mora o que não falta são cachorros precisando gastar energia! Na internet, há aplicativos que conectam donos de pets com pessoas que se dispõem a passear com eles. Geralmente o serviço é cobrado por hora e varia de acordo com a região.

Cozinhar para fora

Mesmo após a retomada do trabalho presencial, tem muita empresa que optou por manter o home office como modelo de trabalho, ou mesmo que migrou para a modalidade híbrida.

Uma pesquisa recente apontou que a possibilidade de trabalhar de casa tornou-se quase um pré-requisito para profissionais continuarem em seus empregos ou aceitarem uma nova vaga. Ou seja, ainda tem muita gente almoçando em casa, a grande maioria sem tempo de parar para pilotar o fogão.

Você cozinha bem? Tem alguma especialidade? Essa pode ser uma oportunidade de começar a compartilhar seu talento com outras pessoas e ainda garantir uma entrada extra.

Dar aulas

Se você tem algum hobbie, talento ou habilidade específica, que tal levantar algum dinheiro transmitindo seu conhecimento a outras pessoas? Aulas presenciais ou online requerem pouco investimento e podem ser uma boa alternativa para incrementar a renda.

Com essas dicas, você pode dar o primeiro passo para reorganizar sua vida financeira.

Ah, e se você tiver dívidas, não esqueça de negociá-las com seus credores. Aqui na Crediativos você pode negociar dívidas com o Santander, Banco Pan, Carrefour e muito mais! Clique aqui e consulte seu CPF.

O que achou das nossas dicas sobre renda extra? Esperamos que tenham sido úteis e convidamos você a descobrir o que são gastos essenciais, necessários e supérfluos: aprenda a diferenciar. Até lá!

Categorias
Siga a Crediativos